#SEMCARROÉMELHOR – Dia Mundial sem Carro

Pela primeira vez o setor de transporte coletivo urbano se une para realizar uma campanha nacional visando estimular alternativas para quem prefere o carro nos deslocamentos diários, apesar dos congestionamentos e da alta do preço dos combustíveis. A campanha publicitária #SEMCARROÉMELHOR é assinada pela NTU, em parceria com duas agências das Nações Unidas – a ONU Meio Ambiente e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) -, e reforça o vínculo do transporte coletivo com pedestres e ciclistas.

Apesar da sua importância, o transporte público vem perdendo demanda nos últimos anos, devido à crise econômica e ao crescimento do transporte individual; somente no ano passado, a redução foi de 3,6 milhões de passageiros ao dia em todo o país.

As peças da campanha publicitária foram criadas e disponibilizadas para as 497 empresas associadas e 75 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) da NTU, que assim podem compartilhar e replicar a campanha em cada cidade, reforçando a iniciativa em âmbito nacional. O material publicitário inclui busdoor, cartaz e postagens para mídias sociais.

Dia mundial sem carro

Criado na França em 1997, o Dia Mundial sem Carro começou a ser comemorado no Brasil em 2003, com foco no cicloativismo e na mobilidade ativa. Desde 2011, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade. O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade, demonstrando que é possível se deslocar sem usar o automóvel.